segunda-feira, 21 de junho de 2010

Barulho -RJTV 1ª Edição -2009


Barulho de sinaleiras em frente à garagem de prédios gera polêmica

RJTV 1ª Edição > 27/08/2009

O som incomoda muita gente, principalmente durante a noite. Será que a melhor saída seria retirar o barulho? Muitas pessoas reclamam que, sem som, não veem a sinaleira.

Quase todo dia, você passa por alguma sinaleira, aquele equipamento que fica nas garagens para alertar sobre a entrada e a saída dos carros. É um barulhinho que incomoda muita gente, principalmente à noite.

Uma lei, que foi revogada, limitava o volume e proibia o funcionamento, durante a madrugada. Mas hoje cada prédio tem uma regra.

O trânsito em qualquer cidade grande é bastante movimentado e barulhento. E como se já não bastasse toda a poluição sonora, as sinaleiras, encontradas nas saídas de garagem, ainda aumentam a irritação. É só um carro entrar ou sair, que elas começam a apitar.

Um aposentado de 78 anos é obrigado a conviver com o barulho dos equipamentos. Uma sinaleira fica a menos de três metros da janela do quarto dele e toca até de madrugada.

“No domingo passado, eram umas 2h da madrugada, e elas estavam tocando. Às vezes, à meia-noite, elas tocam. Você fica totalmente desestabilizado, perde o sono“, conta o aposentado César Nordi.

Em uma rua em Botafogo, a equipe do RJTV contou mais de seis sinaleiras, em um trecho de menos de 50 metros. Uma lei de 1986 obrigava a utilização desse equipamento, mas a lei foi revogada em 2007. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como não há mais regulamentação, também não há mais fiscalização. Agora, imagina se todas tocassem ao mesmo tempo?

Mas será que só retirar o som dos equipamentos funciona? O comerciante Francisco Nunes acha que não. “Aconteceu de eu estar distraído na Barata Ribeiro olhando para o lado, não vi a sinaleira e, quando saiu o carro, eu não vi, bati e caí, porque não tinha barulho”, conta.

Antes de retirar o lixo do prédio, o porteiro Paulo Bezerra desliga o aparelho com o bastão de ferro para não incomodar os vizinhos. “Acho importante que todo mundo tivesse essa mesma preocupação. Acho muito importante, porque seria bom para todo mundo”, comenta.



O RJTV conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

Ele explicou que existe uma solução para o problema. Está sendo feita uma resolução conjunta do Meio Ambiente com a secretaria de Urbanismo de disciplinar o uso das sinaleiras. Segundo o secretário, as sinaleiras vão funcionar em um horário definido e terão o ruído diminuído.


Uma outra forma de reclamar e ficar atento em relação à poluição sonora é ligar para a ouvidoria da secretaria do Meio Ambiente: 2503-3149.

Nenhum comentário: